Mundo

União Europeia defende que todas as rotas devem ser usadas para ajudar população em Gaza

Está a ser testada uma nova rota marítima para fazer chegar a ajuda aos civis em Gaza. Neste terça-feira, partiu do porto cipriota de Larnaca um navio com 200 toneladas de alimentos, pertencente a uma instituição de solidariedade espanhola.

Loading...

A Presidente da Comissão Europeia apela a todos os estados-membros para contribuírem com ajuda para a população da Faixa de Gaza, defendendo que todas as rotas devem ser usadas.

“Nós, União Europeia, vamos aumentar o nosso suporte logístico no terreno e já está uma equipa de coordenação na UE no Chipre. Vamos financiar e coordenar o fluxo dos bens europeus através deste corredor”, explicou Ursula von der Leyen.

O navio da Organização Não-Governamental (ONG) espanhola Open Arms carregado com 200 toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza partiu, esta terça-feira, do porto cipriota de Larnaca.

Este carregamento é um teste para a abertura de um corredor marítimo para fornecer ajuda à Faixa de Gaza, onde a fome se espalha cinco meses após o início da guerra entre Israel e Hamas.

Os Estados Unidos anunciaram separadamente planos para construir uma ponte marítima perto de Gaza, a fim de entregar ajuda, mas deverá demorar várias semanas até estar operacional.