Mundo

Colaborador mais próximo de Navalny atacado perto de casa em Vilnius

O ataque aconteceu em Vilnius cerca de um mês depois da morte, ainda por explicar, de Navalny, um militante anticorrupção e o opositor russo mais conhecido, detido desde janeiro de 2021.

Colaborador mais próximo de Navalny atacado perto de casa em Vilnius
Jean-Francois Badias

Próximos de Alexei Navalny, o líder oposicionista russo que morreu na prisão na Sibéria, disseram, nesta terça-feira, que o aliado mais chegado deste e seu principal estrategista foi atacado perto da sua residência na capital da Lituânia.

Kira Yarmysh, que foi porta-voz de Navalny, disse que o atacante partiu uma janela do carro de Leonid Volkov, lançou gás lacrimogéneo e começou a agredi-lo com um martelo. Mais tarde Volkov foi levado a um hospital, segundo Ivan Zhdanov, um aliado de Navalny.

O ataque aconteceu em Vilnius cerca de um mês depois da morte, ainda por explicar, em uma remota colónia penal no Ártico, do mais forte crítico de Putin. Navalny estava a cumprir uma pena de 19 anos de prisão, por acusações de extremismo consideradas como politicamente motivadas.

Navalny, um militante anticorrupção e o opositor russo mais conhecido, estava detido desde janeiro de 2021, depois de regressar a Moscovo para enfrentar uma detenção certa, depois de ter estado na Alemanha a recuperar de um envenenamento atribuído ao Kremlin.