Mundo

Eleições Rússia: discurso de Putin inclui o opositor Navalny e a "III Guerra Mundial"

Depois de vencer as eleições presidenciais Vladimir Putin voltou a avisar que o envio de tropas estrangeiras para a Ucrânia será o rastilho para a terceira guerra mundial.

Loading...

Com mais de 87% dos votos nas eleições presidenciais, no discurso após a vitória, Vladimir Putin afirmou que os resultados mostram que a Rússia "é uma grande família" e avisou o Ocidente: "Quem nos ameaçar não será bem-sucedido".

A propósito das declarações do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a possibilidade de enviar soldados europeus para combater na Ucrânia, Putin disse que isso colocaria o mundo "a caminho da III Guerra Mundial".

Putin sobre morte de Navalny: "A vida é assim"

No discurso de vitória, Vladimir Putin quebrou o silêncio sobre a morte do seu opositor, Alexey Navalny, numa prisão no Ártico no passado mês de Fevereiro.

Em resposta a uma pergunta de um jornalista norte-americano o Presidente russo disse que foi um acontecimento triste e afirmou ter concordado com a troca de Navalny por prisioneiros russos no Ocidente.

"Sim, ele morreu, infelizmente é algo triste. Mas infelizmente temos casos de pessoas que morrem na prisão. Vocês não têm na América?"

Dirigentes europeus condenam eleições na Rússia

O presidente russo, eleito para um quinto mandato, também comentou as críticas feitas por vários países ocidentais ao processo eleitoral. Condenam a falta de liberdade nas eleições presidenciais russas e lamentam a decisão das autoridades russas de não convidar observadores internacionais.

"Isto já era esperado. Achava que eles iam fazer o quê, aplaudir? Estão a lutar contra nós", disse Vladimir Putin.

Também Volodymyr Zelensky reagiu à reeleição de Putin. O Presidente ucraniano garante que estas eleições são uma "imitação ilegítima" e diz que Putin devia ser julgado no Tribunal Penal Internacional.