Mundo

Ataques israelitas causam oito mortos perto da embaixada iraniana na Síria

A agência noticiosa oficial síria Sana refere que área afetada inclui os edifícios da embaixada iraniana e o edifício das Nações Unidas, acrescentando que "os sistemas de defesa aérea atacaram alvos inimigos nas imediações" da capital da Síria.

Ataques israelitas causam oito mortos perto da embaixada iraniana na Síria
Hassan Ammar

O consulado iraniano em Damasco foi esta segunda-feira atingido por vários ataques israelitas, noticiaram media estatais sírios, com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) a indicar que oito pessoas foram mortas nos inéditos bombardeamentos.

"Os ataques israelitas atingiram um edifício no bairro de Mazzeh, em Damasco", uma área que inclui os edifícios da embaixada iraniana e o edifício das Nações Unidas, informou a agência noticiosa oficial síria Sana.

A agência acrescentou que "os sistemas de defesa aérea atacaram alvos inimigos nas imediações" da capital.

O OSDH, com sede em Londres, informou que oito pessoas foram mortas no ataque, mais duas do que inicialmente tinha indicado. Admite-se a possibilidade de existirem mais vítimas mortais.

Irão promete vingança contra Israel pelos ataques que mataram pelo menos 10 pessoas na Síria

Em Teerão, a imprensa estatal iraniana confirmou que um ataque israelita tinha destruído um anexo da embaixada iraniana na Síria.

A agência noticiosa iraniana Nour anunciou que "Hossein Akbari, embaixador da República Islâmica do Irão em Damasco, e respetiva família não ficaram feridos no ataque israelita".

Um correspondente da AFP no local confirmou que o edifício anexo da embaixada tinha sido completamente destruído pelo ataque.

"Os mísseis israelitas destruíram o edifício anexo da embaixada iraniana em Damasco, matando seis pessoas", declarou o OSDH, organização que conta com uma vasta rede de fontes no país.

As fotografias da AFP mostram o edifício completamente destruído, reduzido a escombros. Uma ambulância está no local.