Mundo

Três crias de lince ibérico descobertas em palheiro em Espanha

O criador de gado costumava guardar palha de reserva no armazém onde as crias foram encontradas. Como não usa o espaço regularmente, a fêmea encontrou ali um refúgio para dar à luz em paz.

Crias de lince ibérico encontradas num palheiro em Espanha em 2024
Crias de lince ibérico encontradas num palheiro em Espanha em 2024
Guarda Civil Espanhola

Um produtor de gado encontrou três linces ibéricos recém-nascidos num palheiro de reserva no município de Toledo, em Espanha. De acordo com o jornal espanhol El País, as crias estavam sozinhas e a dormir pacificamente.

Aquando do alerta, os agentes ambientais do Serviço de Proteção da Natureza (Seprona) da Guarda Civil espanhola deslocaram-se à quinta e verificaram que as crias estavam na cama de palha, a “dormir pacificamente”.

“A princípio [o produtor] pensou que fossem gatos, mas pareciam diferentes e decidiu ligar para o 112”, explica o coordenador dos agentes ambientais de Castela-La Mancha, Alfonso Sánchez.

O criador de gado costuma guardar fardos de palha de reserva no armazém onde foram encontradas as crias. Como não utiliza o espaço regularmente, a fêmea encontrou ali um refúgio para dar à luz em paz.

No momento da visita, os agentes ambientais decidiram instalar câmaras no local, de modo a observar como é que a progenitora os alimentava, mas esta segunda-feira a mãe decidiu transferi-los para outro local.

A fêmea é um exemplar que nasceu de forma livre e não está equipada com nenhum dispositivo de localização não sendo, por isso, possível de ser rastreada.

Este tipo de felinos deixou de estar em perigo crítico de extinção em 2015.

Tanto em Espanha como em Portugal, com o Programa Lince da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), têm feito esforços para a conservação desta espécie.