Mundo

Israel aciona alerta máximo face a ameaça de retaliação do Irão

O Gabinete de Guerra liderado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, deverá reunir-se esta noite. Israel está em alerta para uma retaliação do Irão ao ataque contra o consulado iraniano em Damasco.

Netanyahu
Netanyahu
Ronen Zvulun

Israel está em alerta máximo face à ameaça de uma eventual retaliação do Irão ao ataque contra o consulado iraniano em Damasco.

Segundo a agência noticiosa EFE, o exército israelita suspendeu as férias de todos os elementos "na sequência de uma nova avaliação da segurança", um argumento que já tinha levado na quarta-feira a aumentar o número de efetivos e reservistas na Força Aérea.

O alerta deve-se à possibilidade de ataques com mísseis ou drones por parte do Irão ou de uma das suas milícias satélite na região, como o Hezbollah no Líbano.

"As Forças de Defesa de Israel estão em guerra e a questão do destacamento de forças é constantemente revista, se necessário", segundo um comunicado dos militares, informação esta que suscitou preocupações entre a população israelita.

O exército esclareceu que, para já, não há alterações às instruções dadas à população civil, indicando não haver necessidade de comprar geradores, armazenar alimentos ou levantar dinheiro nas caixas multibanco.

"Atualizaremos imediatamente quaisquer alterações, se forem oficiais e ordenadas", asseguraram os militares numa mensagem dirigida ao público.

Todavia, como precaução adicional e para evitar eventuais ataques, Israel começou a interromper deliberadamente o serviço de GPS no centro do país, depois de o fazer há meses na fronteira norte e nas comunidades perto da Faixa de Gaza.

Quem utiliza aplicações de geolocalização, como Waze, de fabrico israelita, ou o Google Maps, devem registar interferências e serão reconhecidos como estando em Beirute ou no Cairo, podendo ainda ser afetadas outras aplicações como as que alertam para as sirenes antiaéreas.

O Gabinete de Guerra liderado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, deverá reunir-se esta noite.