O Governo francês tem em cima da mesa a licença menstrual para quem tem dores fortes durante a menstruação, mas enquanto é (ou não) aprovada, os deputados passaram por uma simulação para sentirem “na pele” o que realmente está em questão.
Para pôr “em prática” o que realmente sente as mulheres todos os meses, os deputados Sébastien Peytavie e Marie-Charlotte Garin lançaram o desafio aos colegas para serem submetidos a um simulador de dores menstruais.
Enquanto liam alguns textos, os deputados - que tinham faixa de electroestimulação presa à barriga - iam sendo submetidos ao teste de dor. A experiência foi gravada e partilhada nas redes sociais. Veja o vídeo:
“Em França, uma em cada duas mulheres sofre de períodos dolorosos. Esta dor pode por vezes ser semelhante à de um ataque cardíaco”, divulga o vídeo, referindo ainda que no país cerca de 15,5 milhões de mulheres entre os 13 e os 50 anos sofrem de dores menstruais agudas.
“É uma dor particular”, ”é realmente horrível", “dói muito”, “é muito chato”, foram algumas das frases ditas pelos deputados na hora da experiência.