O eclipse total do Sol que foi observado durante a tarde de segunda-feira entre o México, os Estados Unidos e o Canadá provocou um grande aumento das pesquisas no Google relacionadas com dores nos olhos.
Segundo avança o Business Insider, a Google registou um disparo nas pesquisas precisamente no intervalo temporal em que se deu o momento alto do eclipse, ou seja entre as 19h e as 20h de Portugal Continental, sendo que embora a tendência tenha acontecido a nível mundial, a esmagadora maioria dessas pesquisas se concentrou exatamente nos países onde o eclipse solar total foi observado com maior intensidade.
Durante quatro minutos, a Lua cobriu o Sol e projetou a sua sombra sobre parte do planeta Terra, deixando algumas regiões completamente às escuras em pleno dia.
Mais de 30 milhões de pessoas puderam testemunhar o evento extraordinário, e apesar dos apelos persistentes dos oftalmologistas para não se olhar diretamente para o Sol alguns curiosos podem ter arriscado a observação do eclipse sem materiais seguros para a visão o que levou a um grande aumento das pesquisas sobre as possíveis consequências dessa ação.
Dor ou desconforto imediatamente após eclipse não é indicativo de lesão ocular grave
Os eclipses solares podem realmente causar sérios problemas de visão se vistos sem as medidas de segurança adequadas, no entanto, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, dor ou desconforto imediatamente após ver o eclipse não é necessariamente indicativo de lesões oculares graves.
“Se os olhos ficam um pouco estranhos após um eclipse, pode não ser um sinal de retinopatia solar. É pouco provável que os danos causados pelo eclipse causem dor ou desconforto nos olhos porque a retina não possui nervos de dor”, garantem.
De acordo com os oftalmologistas, danos graves podem manifestar-se em sintomas visuais – como visão enevoada, o aparecimento de uma área negra à frente do olho – dentro de quatro a seis horas após o evento.
Em 2025 e em 2026 será possível observar um eclipse do Sol em Portugal
A 29 de Março de 2025 será possível observar um eclipse parcial do Sol em Portugal continental e nas ilhas.
No ano seguinte, a 12 de Agosto de 2026, Bragança irá assistir a um eclipse total do Sol que, no resto do país, será parcial, mas com a Lua a tapar bem mais do que 90% da estrela mais próxima da Terra.