Mundo

Quatro crianças mortas em ataques aéreos russos e ucranianos

Duas crianças morreram na região de Kursk, num ataque ucraniano. Dois menores estão também entre sete vítimas de bombardeamentos de Moscovo na Ucrânia.

Quatro crianças mortas em ataques aéreos russos e ucranianos
Andriy Andriyenko

Três civis, incluindo duas crianças, morreram hoje na região russa de Kursk, após um ataque de um 'drone' ucraniano, segundo o governador local, enquanto dois menores estão também entre sete vítimas de bombardeamentos das forças de Moscovo na Ucrânia.

"Um 'drone' ucraniano lançou um dispositivo explosivo contra o veículo em que civis viajavam na cidade de Apanasovka, no distrito de Korenevski. Infelizmente, todas as três pessoas que estavam no carro morreram, incluindo duas crianças", escreveu o governador de Kursk, Roman Starovoit, na plataforma Telegram.

Apanasovka, uma pequena cidade de apenas 200 habitantes, está localizada a poucos quilómetros da fronteira com a região de Sumi, no nordeste da Ucrânia.

A Rússia tem relatado quase diariamente há várias semanas o abate de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) e de mísseis em regiões que fazem fronteira com a Ucrânia, principalmente em Belgorod, onde os bombardeamentos inimigos deixaram mais de 26 mortos num mês e quase 200 feridos, segundo as autoridades locais.

Na terça-feira, duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas num ataque de artilharia ucraniana na região fronteiriça russa de Bryansk, informou o governador local, Alexandr Bogomaz.

Do lado ucraniano, na região de Odessa, no sul do país, quatro pessoas morreram hoje, incluindo uma menina de 10 anos, e outras sete ficaram feridas num bombardeamento russo, anunciou o governador Oleg Kiper.

"Um homem está em estado grave, os seus membros inferiores foram amputados", descreveu na rede social Telegram, alegando que a região foi atingida por mísseis balísticos russos.

Poucas horas antes, duas mulheres e uma criança tinham perdido a vida num ataque russo na aldeia de Lyptsi, na região de Kharkiv, no nordeste e junto da fronteira com a Rússia, segundo o Ministério do Interior, dando conta também de dois feridos.

O Ministério da Energia da Ucrânia informou anteriormente que duas instalações energéticas foram atingidas por ataques noturnos no sul da Ucrânia.

Trata-se de uma subestação elétrica em Mykolaiv e instalações de produção na região de Odessa. O ataque causou cortes de energia em ambas as regiões.

Segundo a Força Aérea Ucraniana, 17 'drones' e três mísseis foram disparados pela Rússia durante a noite.

A Rússia tem bombardeado infraestruturas energéticas da Ucrânia há várias semanas, particularmente no nordeste junto de Kharkiv, mas também noutras regiões, o que está a provocar cortes de energia em grande escala.