Mundo

Cheias no Rio Grande do Sul: milhares de doações chegam de todo o Brasil

No Brasil, criou-se uma enorme rede de solidariedade para ajudar a população do Rio Grande do Sul, onde voltou a chover esta sexta-feira. Há milhares de pontos de arrecadação em todo o país.

Doações para o Rio Grande do Sul
Loading...

Na estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está um pedido de ajuda para a população gaúcha que há mais de 10 dias sofre com as cheias, num prejuízo ainda difícil de calcular. "Só vamos ter a dimensão deste desastre climático quando a água voltar à normalidade", garante o Presidente do Brasil, Lula da Silva.

As fortes chuvas desde o final de abril, o tipo de relevo e as bacias hidrográficas têm feito a inundação baixar muito devagar, principalmente na capital Porto Alegre e na zona metropolitana.

E a água que escoa também desce para o Sul do estado, onde começa a inundar outras cidades, com o agravante que a chuva voltou a cair em várias zonas do estado e o frio aumenta.

As equipas tentam ajudar a população que ficou ilhada, mas muitos resistem a deixar as suas casas.

Saques e roubos têm ampliado a tragédia, mas felizmente a solidariedade é muito maior. Por todo o Brasil, uma corrente mobiliza a sociedade civil para levar ajuda ao Rio Grande do Sul. São vários pontos de coleta de donativos.

A organização não governamental Ação da Cidadania, que há mais de 30 anos trabalha no combate a fome no Brasil, é um dos milhares pontos de arrecadação em todo o país.

Os voluntários ajudam a organizar roupas, alimentos e tudo o que pode ajudar a atenuar o sofrimento da população do Rio Grande do Sul.