Mundo

Putin substitui ministro da Defesa da Rússia

Sai Shoigu, entra Belousov. Vladimir Putin diz que quer um ministro “aberto a novas ideias”.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Maxim Shemetov

O presidente russo, Vladimir Putin, substituiu, este domingo, o ministro da Defesa. Sergei Shoigu vai ser substituído na pasta por Andrei Belousov. Putin justifica a decisão afirmando querer um ministro “totalmente aberto a inovação e novas ideias”.  

O novo ministro da Defesa, Andrei Belousov, é um antigo vice-primeiro-ministro especializado em economia, de acordo com a agência Reuters.  

Mas o até agora ministro Sergei Shoigu já tem novo cargo de destino, e vai levar ao afastamento de um outro alto responsável russo. Shoigu - aliado de longa data de Putin, que era responsável pela pasta da Defesa há 12 anos – foi já nomeado para a posição de secretário do Conselho de Segurança da Rússia, até aqui ocupado pelo poderoso Nikolai Patrushev

De acordo com o Kremlin, Nikolai Patrushev terá novas funções, mas não foi especificado quais serão.  

"Nikolai Platonovich Patrushev foi libertado das funções de secretário do Conselho de Segurança da Rússia e será tranferido para outro emprego – ele continua a trabalhar e será dado conhecimento das suas novas atividades nos próximos dias”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. 

O Kremlin informa que se mantêm-se nos cargos, sem qualquer alteração, o chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, e o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.