Mundo

Trump deixa garantia: "Não teria havido guerra em Gaza comigo na Casa Branca"

Donald Trump reagiu ao conflito no Médio Oriente e aos recentes protestos em universidades norte-americanas contra a guerra na Faixa de Gaza, deixando mais uma garantia: "Quando eu for presidente, não permitiremos que as nossas universidades sejam tomadas por radicais violentos"

Loading...

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu que com ele na Casa Branca não teria havido guerra em Gaza.

"Não teria havido guerra em Gaza comigo na Casa Branca. Nem sequer teria havido essa hipótese."

As declarações foram feitas no sábado passado, em Wildwood, em Nova Jérsia, onde disse que, durante o seu mandato, houve paz no Médio Oriente "como nunca antes".

No mesmo discurso, Trump garantiu ainda que "quando for Presidente" não vai permitir que as faculdades sejam tomadas por radicais violentos.

"Quando eu for presidente, não permitiremos que as nossas universidades sejam tomadas por radicais violentos. E se vierem de outro país e tentarem trazer o jihadismo, o antiamericanismo ou o antissemitismo para os nossos campus, deportá-los-emos imediatamente."

As tensões relacionadas com os protestos contra a guerra aumentaram nas últimas semanas em universidades dos Estados Unidos e propagaram-se também em vários países europeus, incluindo Portugal.

Em algumas instituições, os protestos foram imediatamente reprimidos com recurso à força policial, enquanto noutras foram tolerados.

O movimento de protesto começou há quase três semanas na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e desde então, segundo a AP, mais de 2.500 pessoas foram presas.