Mundo

Zelensky diz que "situação nos arredores da cidade de Vovchansk, em particular, é extremamente difícil"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá visitar Portugal e Espanha, nos próximos dias, numa altura em que o país esta a ser alvo de um ataque relâmpago na região norte de Kharkiv.

Loading...

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá visitar Portugal e Espanha já nos próximos dias. As visitas acontecem numa altura em que o país esta a ser alvo de um ataque relâmpago na região norte de Kharkiv.

As datas das visitas ainda não foram reveladas por razões de segurança.

Kharkiv está a ser alvo de um violento assalto das tropas de Vladimir Putin. Nos últimos dias, as tropas de Moscovo conquistaram 100km de território e levaram Kiev a substituir o homem que até agora comandava as operações no nordeste do país.

"A situação nos arredores da cidade de Vovchansk, em particular, é extremamente difícil", afirma Zelensky.

Desde sexta-feira já fugiram, pelo menos, 4 mil pessoas da região de Kharkiv no norte da Ucrânia.

A Rússia substituiu o ministro da Defesa por um economista

Na Rússia há também mudanças na hierarquia militar, Putin substituiu no domingo o ministro da defesa, Sergei Shoigu, por Andrei Belousov, um economista.

Segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, "é muito importante integrar a economia do setor de segurança à economia de todo o país. Integrar, para que estejas de acordo com a dinâmica dos tempos".

No teatro da guerra, drones ucranianos atacaram, nas últimas horas, uma subestação de energia na região de Lipetsk. Um depósito de combustível em Belgorod foi também atingido por um violento bombardeamento a uma zona residencial.

Estes ataques continuam a alimentar a tensão entre a Rússia e o Ocidente e a motivar as parcerias entre a Ucrânia e os países Aliados.