Mundo

Divulgado primeiro retrato do Rei Carlos III

A obra, da autoria do famoso artista Jonathan Yeo, tem cerca de 2,30 metros de altura e 1,65 metros de largura.

Divulgado primeiro retrato do Rei Carlos III
Jonathan Yeo

Foi inaugurado no Palácio de Buckingham o primeiro retrato, desde a coroação, do Rei Carlos III. O artista é o famoso Jonathan Yeo.

A pintura a óleo, pintada em tons de vermelho, retrata o monarca no uniforme da Guarda Galesa, com uma espada na mão e com uma borboleta pousada no ombro.

Numa publicação partilhada pela Família Real, Yeo afirma que "quando comecei este projeto, Sua Majestade o Rei ainda era Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, e tal como a borboleta que pintei pairando sobre o seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do sujeito na nossa vida pública se transformou. "



No retrato, os tons de vermelho quase que fazem desaparecer o uniforme, o que dá muito mais destaque à cara do Regente.

Em declarações publicadas no site do artista britânico, Yeo explica que "uma borboleta é muitas vezes o símbolo da metamorfose e do renascimento e, portanto, também é paralela à transição do rei de príncipe para monarca durante o período em que o retrato foi criado". Justifica também que a borboleta "destaca as causas ambientais que o Rei defendeu durante a maior parte da sua vida - certamente muito antes de se tornarem uma conversa dominante - mas também serve um propósito de composição, proporcionando um visual em contraste com a dureza militar do uniforme e da espada".

As quatro sessões para a pintura do retrato com o monarca terminaram antes do diagnóstico de cancro.

O pintor também é conhecido por ter pintado retratos de Tony Blair, Sir David Attenborough e Malala Yousafzai.

A pintura encomendada pela The Drapers'Company estará exposta na Philip Mold Gallery e só depois será exposta no The Drapers'Hall, em Londres.