Mundo

Grupo das forças de Israel mata acidentalmente cinco soldados israelitas

Telavive classifica o episódio como um acidente. No total, cinco soldados foram mortos e sete ficaram feridos.

Grupo das forças de Israel mata acidentalmente cinco soldados israelitas
ATHIT PERAWONGMETHA

Cinco soldados de um grupo paramilitar israelita foram mortos por outro grupo das forças de Israel, no norte de Gaza. Telavive garante que ter-se-á tratado de um acidente.

Um grupo israelita, que estava ontem estacionado num tanque no campo de Jabalia, no norte de Gaza, disparou dois tiros sobre um edifício, julgando que lá dentro estavam militares inimigos. No entanto, dentro do edifício estava um grupo de soldados paramilitares israelitas que tinha chegado ao campo naquela tarde.

Um porta-voz militar israelita disse à agência de notícias EFE que houve um "fogo cruzado de um tanque contra o 202.º batalhão que resultou na morte de cinco soldados e outros militares feridos".

Além disso, outros sete militares, todos integrantes do 202.º batalhão da brigada de paraquedistas, ficaram feridos.

Os membros do grupo paramilitar que foram mortos eram o Capitão Roy Beit Yaakov, o Sargento Gilad Arye Boim, o Sargento Daniel Chemu, o Sargento Ilan Cohen e o Sargento Betzlel David Shashuah.

Na quarta-feira, o braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qasam, afirmou num comunicado que pelo menos 12 soldados israelitas tinham sido mortos num incidente com fogo amigo na área de Jabalia.

O exército israelita ainda não clarificou oficialmente os pormenores sobre o incidente.