Mundo

Comboios na Lua? NASA está a considerar construir linha férrea flutuante

Comboio lunar parece ser algo fora do alcance, no entanto, poderá mesmo surgir na década de 2030.

Comboios na Lua? NASA está a considerar construir linha férrea flutuante
NASA / Ethan Schaler

Tendo em conta a possibilidade de ser criada uma estação espacial na Lua e os desafios de logística que isso implica, a NASA está a considerar construir uma linha férrea flutuante.

O projeto, atualmente a ser avaliado, é denominado de FLOAT (“Flexible Levitation on a Track”) e tem como objetivo proporcionar o transporte de materiais pela superfície lunar já na década de 2030.

“Queremos construir o primeiro sistema ferroviário lunar, que proporcionará um transporte fiável, autónomo e eficiente da carga útil na Lua”, explicou o líder do projeto Ethan Schaler, engenheiro de robótica, num comunicado da NASA.

De acordo com o comunicado, disponível no site da NASA e onde é descrito todo o projeto, a linha férrea será composta por robôs magnéticos que serão capazes de transportar cerca de 100 toneladas de material por dia ao longo de múltiplos quilómetros de e para a futura base lunar da NASA.

“Um sistema de transporte robótico duradouro será fundamental para as operações diárias de uma base lunar sustentável na década de 2030″, garantiu Schaler.

Uma vez que ainda está a ser avaliado, não se sabe se este projeto se virá ou não a concretizar. Contudo, tendo em conta que a NASA pretende levar astronautas até à superfície da Lua já em 2026 é provável que muito em breve haja novidades sobre se irá ou não existir uma linha férrea flutuante na Lua.