Espanha não vai autorizar que navios com armamento para Israel façam escala no país.
A decisão foi anunciada esta sexta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, avança a agência Reuters.
Espanha já recusou o pedido do "Marianne Danica", um cargueiro com bandeira dos Países Baixos, que viajava para a cidade israelita de Haifa e foi impedido de fazer escala no porto de Cartagena, na província de Múrcia.
Segundo a imprensa espanhola, o navio estaria carregado com 27 toneladas de armas e explosivos que se destinavam a Israel.
"É a primeira vez que o fazemos, porque é a primeira vez que detetamos um navio que transporta um carregamento de armas para Israel e que pretende fazer escala num porto espanhol. A nossa política consiste em não conceder novas licenças para a exportação de material de guerra destinado a Israel e a decisão que tomámos de rejeitar esta escala é coerente e vai no mesmo sentido", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, a partir de Bruxelas.
“Espanha não quer contribuir para a guerra”, diz José Manuel Albares.
Outro navio que aguardava autorização para entrar no porto de Cartagena, o cargueiro Borkum, decidiu desistir de fazer escala no porto espanhol. Alega transportar armamento para a República Checa, mas os partidos Sumar e Podemos pediram ao governo para lhe barrar a entrada por acreditar que a carga se destina, na verdade, a Israel, escreve a Antena 3.
