Mundo

EUA: tempestade faz pelo menos quatro mortos no Texas

A chuva e os ventos fortes, que ultrapassaram os 100 km/h em Houston, deixaram cerca de 800 mil famílias sem eletricidade.

EUA: tempestade faz pelo menos quatro mortos no Texas
David J. Phillip

Pelo menos quatro pessoas morreram na quinta-feira em Houston, no Texas, na sequência de uma tempestade que provocou vários danos materiais, cortes de eletricidade e queda de árvores, anunciou o presidente da câmara.

"Infelizmente, temos quatro mortos", declarou John Whitmire, presidente da câmara desta cidade nos EUA, em entrevista à estação de televisão local Fox 26.

Embora as circunstâncias destas mortes não sejam ainda conhecidas, poderão dever-se "principalmente à queda de árvores ou a pessoas presas nos seus carros", disse John Whitmire.

"Tivemos grandes danos em edifícios de escritórios no centro da cidade, que perderam as janelas (...) Mais de 800.000 famílias estão sem eletricidade", acrescentou, descrevendo a tempestade como "excecional".

De acordo com a AFP (Agence France-Presse), as escolas desta cidade de 2,4 milhões de habitantes estarão encerradas esta sexta-feira e o sistema de tráfego permanece sem funcionar.

O Serviço Meteorológico norte-americano emitiu ainda um alerta para a possibilidade de inundações na região, devido às fortes chuvas associadas à tempestade.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram como, sob a força das rajadas de vento, que atingiram velocidades de até 160 km/h, árvores e postes de eletricidade caíram e janelas dos edifícios se estilhaçaram.