Ao que a SIC conseguiu apurar através de uma fonte próxima da Zelensky, se a visita realmente ocorrer, o Presidente ucraniano terá uma agenda muito intensa, com cada hora fora da Ucrânia a ser dedicada a um propósito bem claro e definido.
Inicialmente, a visita de Zelensky estava prevista para meados de maio, mas foi cancelada. Na época, o gabinete presidencial justificou a decisão com a situação no terreno, já que as forças russas tinham lançado uma nova ofensiva contra a região de Kharkiv, no nordeste do país, no dia 10 de maio.
As atenções das lideranças militares e políticas estavam naturalmente focadas nos desenvolvimentos no campo de batalha. Agora, a situação aparenta estar mais estável, segundo fontes ucranianas, permitindo que Zelensky faça viagens ao exterior.
O Presidente ucraniano deverá primeiro visitar a Espanha. A imprensa espanhola informou que Zelensky deve reunir-se na segunda-feira com o Rei Filipe VI e com o líder do governo, Pedro Sánchez, com quem deverá assinar um acordo bilateral de segurança entre a Espanha e a Ucrânia.
É esperado que Zelensky assine o mesmo tipo de acordo com o governo português. Recentemente, Paulo Rangel, o ministro dos Negócios Estrangeiros, disse que o país continua a trabalhar no acordo de garantias de segurança com a Ucrânia, sem revelar muitos detalhes.
Este acordo bilateral já foi assinado com vários países, como Reino Unido, Itália e França, e pressupõe garantias de apoio financeiro e militar a longo prazo à Ucrânia. O trabalho em torno deste documento foi anunciado pelo governo anterior em julho de 2023 e reiterado pelo governo atual.
A primeira vez que foi anunciada uma visita de Zelensky a Portugal foi em outubro do ano passado, quando se noticiou que iria comparecer na reunião do grupo de Arraiolos, no Porto. A segunda vez que se falou sobre a viagem foi há cerca de duas semanas. Esta é a terceira vez, por isso, veremos se agora se concretiza.
O convite para a visita foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa em agosto do ano passado, durante a visita do Presidente português à Ucrânia.