Mundo

Vaga de tornados causa vários mortos e deixa rasto de destruição nos EUA

As imagens mostram o momento em que um tornado atingiu o estado do Kentucky e o rasto destruição deixado por este e outros fenómenos idênticos que afetaram vários estados norte-americanos.

Loading...

Pelo menos 15 pessoas morreram no sul dos Estados Unidos, depois que poderosos tornados atingiram o Texas, Oklahoma, Arkansas e Kentucky, durante a noite de sábado para domingo.

As equipas de resgate realizaram buscas no domingo para tentar encontrar e localizar possíveis sobreviventes nos escombros de edifícios destruídos pelo mau tempo, que também causou cortes generalizados de energia.

O Serviço Meteorológico dos EUA (NWS) contabilizou um total de 25 tornados, apenas no sábado.

Ao norte de Dallas, Texas, um tornado matou pelo menos sete pessoas, de acordo com o xerife do condado de Cooke, Ray Sappington.

"Infelizmente, este número irá aumentar", previu no The Weather Channel, especificando que a investigação ainda está em curso face aos "danos massivos" no local.

Uma zona de autoestrada foi particularmente devastada pela tempestade, enquanto dezenas de pessoas se refugiaram na estação de serviço para proteção. "Muitas" pessoas ficaram feridas nesse local, referiu Ray Sappington.

Duas pessoas morreram no oeste de Oklahoma devido a outro tornado, segundo autoridades citadas pela televisão local.

No estado do Arkansas, estes fenómenos causaram um total de cinco mortos segundo as autoridades citadas por um canal local, com os meios de comunicação social a mostrarem imagens de edifícios destruídos, postes elétricos no chão e ramos de árvores arrancados.

Uma pessoa também morreu em Louisville, Kentucky, de acordo com o responsável pelo governo local, Craig Greenberg.

O mau tempo chegou ao ponto de inviabilizar o início da 108.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, muito mais a norte e a leste, com os organizadores desta lendária corrida automobilística a pedirem a saída das bancadas de cerca de 125 mil espectadores. A corrida acabou por acontecer com quatro horas de atraso.

Cerca de 490 mil casas ficaram sem energia no domingo, desde o Texas, no sul, até Ohio, no norte, de acordo com o site poweroutage.us.


Os tornados, um fenómeno meteorológico tão impressionante quanto difícil de prever, são relativamente frequentes nos Estados Unidos, especialmente no centro e no sul do país.