Mundo

Índia regista dias mais quentes de sempre com temperaturas superiores a 50ºC

Centenas de pessoas já tiveram de ser hospitalizadas e, nas ruas, milhares desesperam por água.

Loading...

As temperaturas na Índia estão a atingir valores recorde. Na capital, ultrapassaram os 50 graus célsius, o valor mais alto de sempre.

O desespero para combater o calor é cada vez maior. Para muitos, a dificuldade é encontrar água potável, outros preocupam-se em arranjar abrigos e soluções para fugir às temperaturas extremas.

“Instalámos chapéus-de-sol à entrada do lago Kankaria para fazer sombra do calor e também para decoração. Estes chapéus-de-sol foram instalados pela Ahmedabad Municipal Corporation”, disse Dipakbhai Dantani, um trabalhador.

Nas últimas semanas, as ondas de calor têm atingido várias cidades do norte e oeste da Índia. Centenas de pessoas não estão a resistir e têm sido hospitalizadas e as autoridades já confirmam a morte de pelo menos 10 pessoas.

“Penso que a mortalidade vai continuar a aumentar, o número de mortes relacionadas com o calor vai continuar a crescer. Podemos esperar ver alguns dos indicadores mais fortes de doenças relacionadas com o calor a longo prazo. Assim, para além do aumento das chamadas de ambulância, das hospitalizações ou das visitas aos serviços de urgência, é de esperar que surjam indícios de insuficiência renal. Alguns deles, como as medidas de desidratação prolongada, prevemos que façam aumentar as taxas de necessidade de cuidados para esse tipo de resultados”, esclareceu Amruta Nori-Sarma, especialista em saúde ambiental.

Apesar da dificuldade em andar na rua, muitos continuam a trabalhar, porque não têm outra opção.

“É muito difícil trabalhar com este calor. Temos de pôr um lenço e um capacete para nos protegermos do calor. Andamos sempre com garrafas de água porque não é fácil trabalhar nestas condições", afirmou Durgesh Chaturvedi, outro trabalhador.

Na Índia, as temperaturas de verão costumam atingir o pico durante o mês de maio, sendo que as ondas de calor costumam durar no máximo três dias. Este ano podem chegar até aos 10 dias.