Mundo

Análise

Trump condenado: que impacto poderá ter nas eleições dos EUA?

Nas eleições norte-americanas "todos os votos contam". "Há Estados onde a eleição será ganha por menos de 1% dos votos", indica Daniela Melo, professora de Ciência Política na Universidade de Boston. Mas será que a decisão (inédita) da justiça norte-americana poderá impactar as eleições?

Loading...

Daniela Melo, professora de Ciência Política na Universidade de Boston, diz que, para já, é incerto o impacto que a condenação de Donald Trump poderá ter nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A especialista aponta que tem havido "momentos inéditos", o que torna o resultado imprevisível. Trump foi condenado no julgamento criminal em que era acusado de ter falsificado documentos para encobrir um escândalo sexual.

"Há opiniões para todos os gostos, ninguém sabe qual é o impacto real", afirma na SIC Notícias.

Para já, não se prevê "impacto no bloco eleitoral que suposta Donald Trump", uma vez que parecem não ter intenções de mudar o voto nas presidenciais de 5 de novembro. No entanto, o impacto (ou falta dele) poderá ser decidido pelos eleitores "menos firmes". Esse possível impacto só será possível de desvendar "nas próximas semanas", aponta.

Estes eleitores passarão a ter "mais atenção" ao que recaia sobre Donald Trump:

"Com o veredito que culpado, vão finalmente prestar atenção a isto. Vão querer saber a razão".

Na SIC Notícias, a especialista lembra ainda que as opiniões que os eleitores têm hoje poderão não ser as mesmas em novembro, altura das eleições.

"É pouco provável que [Donald Trump] consiga mobilizar e convencer um eleitorado que já não esteja ao seu lado", acrescenta.

Além disso, aponta Daniela Melo, a pena será decidia apenas quatro dias antes da Convenção Republicana, onde o partido nomeará oficialmente Donald Trump como candidato. Até lá, haverá um debate, em que a decisão inédita da justiça será, naturalmente, um dos temas.

"Temos uma campanha de vários momentos inéditos, por isso, torna-se muito difícil para os analistas conseguirem prever o resultado, o verdadeiro impacto destes momentos", considera.

A professora de Ciência Política na Universidade de Boston destaca que as eleições norte-americanas serão decididas pela "afluência do eleitorado":

"Há Estados onde a eleição será ganha por menos de 1% dos votos. Todos os votos contam".

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi, na quinta-feira, condenado no julgamento criminal em que era acusado de ter falsificado documentos para encobrir um escândalo sexual. Foi considerado culado em todas as 34 acusações de falsificações de documentos contabilísticos.

As eleições presidenciais dos Estados Unidos decorrem no dia 5 de novembro. Donald Trump defrontará o democrata Joe Biden, presidente em exercício.