Pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas este domingo após o desabamento de um prédio, em Istambul, na Turquia, segundo as autoridades turcas, citadas pela agência Associated Press (AP).
O desabamento voltou a levantar receios sobre a resistência dos edifícios numa cidade com elevado risco sísmico.
As imagens televisivas mostraram os bombeiros a retirarem manualmente os escombros do edifício de cinco andares em Kucukcekmece, na zona europeia da cidade.
Inicialmente, sete pessoas foram retiradas dos escombros, incluindo duas que ficaram gravemente feridas, disse o governador de Istambul, Davut Gul, durante a visita ao local, citado pela AP. Mais tarde, o seu gabinete informou que foi resgatada mais uma pessoa ferida e que foi recuperado um corpo.
Segundo o governador, a estrutura com 36 anos de construção ruiu às 08:40 (05:40 GMT).
Desconhece-se ainda a causa do colapso, no entanto, não há sinais de explosão ou atividade sísmica.
Apenas os dois últimos andares estavam a ser utilizados como residências, sendo o resto do edifício ocupado por empresas.
No ano passado, mais de 59 mil pessoas morreram, quando um terramoto de magnitude 7,8 atingiu partes do sul da Turquia e da vizinha Síria.
A catástrofe pôs em evidência a má aplicação das normas de construção na Turquia.
Istambul, com uma população oficial de 16 milhões de habitantes, situa-se perto da Falha da Anatólia do Norte. Em 1999, um sismo centrado a sul da cidade matou, pelo menos, 18 mil pessoas.
De acordo com o município, há 200 mil edifícios que albergam três milhões de pessoas e que precisam urgentemente de ser melhorados.