Mundo

Formadores militares franceses na Ucrânia são um “alvo legítimo” para a Rússia

O Presidente de França prepara-se para anunciar o envio de instrutores militares para a Ucrânia, apesar de a Rússia já ter avisado que a possibilidade de atacar estes militares em solo ucraniano é real.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, durante uma visita à República do Congo
Loading...

A Rússia disse esta terça-feira que quaisquer formadores militares franceses na Ucrânia são um alvo legítimo para as forças de Moscovo.

O aviso foi deixado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, durante uma visita à República do Congo.

“Não interessa como os chamam. Quer sejam membros das Forças Armadas Francesas ou simples mercenários, constituem um alvo absolutamente legítimo para as nossas forças.”

Lavrov afirmou ainda que tinha razões para acreditar que os formadores militares já estavam a operar na Ucrânia.

Durante a visita ao país africano, o ministro russo e o homólogo congolês, Jean-Claude Gakosso, questionaram o objetivo da Cimeira de Paz, na Suíça, quando não terá a presença da Rússia.

Gakosso mostrou também dúvidas quanto à natureza pacífica da próxima cimeira em Buergenstock, a 15 e 16 de junho, e lembrou que a Rússia é uma potência nuclear.

O Presidente francês prepara-se para anunciar o envio de formadores militares para a Ucrânia, apesar dos avisos da Rússia. O anúncio de Emmanuel Macron poderá ser feito esta quinta-feira, durante a visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a França.