Mundo

Nunca um Papa esteve numa reunião do G7, mas Francisco vai participar: o que esperar?

O Papa Francisco vai discursar, esta sexta-feira, numa das sessões da reunião do G7, que está a decorrer em Itália. Francisco vai também encontrar-se com vários dos líderes mundiais que estão em Itália para o encontro. Será o primeiro chefe da Igreja Católica a participar neste tipo de reunião.

Loading...

Segundo a Santa Sé, o Papa aceitou o convite de Giorgia Meloni, primeira-ministra de Itália, e vai ser o primeiro chefe da Igreja Católica a participar numa das sessões da reunião do G7, que junta os líderes dos sete países mais ricos do mundo.

Francisco tem agendados vários encontros bilaterais e reuniões com os presidentes da Ucrânia, França, Canadá, Brasil, Índia e Estados Unidos. O Papa vai, depois, discursar perante a assembleia numa sessão sobre os riscos e as oportunidades da Inteligência Artificial.

Mas, antes disso, de manhã cedo, o dia de Francisco vai começar numa nota completamente diferente e, seguramente, muito mais divertida. O Papa tem um encontro, no Vaticano, com 100 humoristas de todo o mundo. O Sumo Pontífice convidou os artistas de comédia de 15 países para irem até Roma.

De Portugal, vão Ricardo Araújo Pereira, Maria Rueff e Joana Marques. Timor-Leste e o Brasil também estarão representados. Os Estados Unidos enviam 8 dos mais famosos humoristas do país, entre eles Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon, Conan O'Brien e Chris Rock.

Francisco é conhecido pelo sentido de humor e a Santa Sé disse, no comunicado que anunciou o encontro, que o Papa reconhece a importância da arte da comédia na cultura contemporânea.