Mundo

Donald Tusk levanta dúvidas sobre nomeação de Costa para presidência do Conselho Europeu

O antigo presidente do Conselho está preocupado com as suspeitas levantadas na Operação Influencer. Também o líder da Força Itália considera que há dúvidas sobre a escolha de António Costa para o cargo.

Donald Tusk levanta dúvidas sobre nomeação de Costa para presidência do Conselho Europeu
Aleksandra Szmigiel/Rueters

O ex-presidente do Conselho Europeu e atual primeiro-ministro da Polónia, reconhece as competências de António Costa, mas considera que é preciso esclarecer as suspeitas sobre o ex-primeiro-ministro.

“Lembro-me de António Costa como um bom colega do Conselho Europeu e um primeiro-ministro muito eficaz e eficiente. É competente, com certeza”, começou por afirmar Donald Tusk, em declarações registadas, esta tarde, pela rádio TSF.

O anterior detentor do cargo ao qual Costa é agora potencial candidato sublinhou, contudo, alguma preocupação com as questões judiciais que envolvem o ex-primeiro-ministro português.

“Precisamos de clarificar o contexto legal. Vocês sabem do que estou a falar”, disse Tusk aos jornalistas, aludindo à Operação Influencer, que levou à demissão de António Costa do Governo português.

“Precisamos de uma clarificação pública. Qual é a situação legal agora?", questionou Donald Tusk.

Também o líder da Força Itália e vice-primeiro-ministro do Governo italiano considera que ainda há dúvidas sobre a escolha de António Costa.

À saída de uma reunião do Partido Popular Europeu, Antonio Tajani afirmou que alguns elementos do partido temem também que Costa não seja suficientemente firme na questão da Ucrânia.

Está marcado para esta segunda-feira um jantar informal entre os líderes políticos europeus, onde vão ser negociados os nomes dos ocupantes dos mais altos cargos da União. António Costa está na primeira fila para liderar o órgão onde se sentam os líderes dos 27.