Mundo

Eslovénia anuncia apoio a António Costa para presidência do Conselho Europeu

O futuro de António Costa pode ficar decidido já esta segunda-feira, visto que os líderes europeus têm um jantar marcado, em Bruxelas, para discutir a distribuição dos cargos de topo na Europa.

Eslovénia anuncia apoio a António Costa para presidência do Conselho Europeu
Borut Zivulovic

O primeiro-ministro esloveno, Robert Golob, anunciou esta segunda-feira que apoiará o ex-primeiro-ministro António Costa como novo presidente do Conselho Europeu. A informação foi dada aos jornalistas antes de uma reunião informal onde os líderes europeus vão discutir os nomes de quem irá assumir os principais cargos da UE após as eleições europeias.

A Presidência do Conselho irá, provavelmente, para o grupo socialista e Costa, que governou Portugal durante oito anos, de 2015 até novembro passado, é amplamente visto como um forte candidato.

Em Portugal, António Costa conta já com o apoio do Executivo liderado por Luís Montenegro - que também fará parte do jantar marcado para esta noite em Bruxelas - e com o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A nível europeu, o ex-primeiro-ministro português soma o apoio de Olaf Shcholz, chanceler alemão, de Pedro Sánchez, presidente do Governo espanhol, e de Emmanuel Macron, presidente francês.