Mundo

Coreia do Sul pode vir a enviar armas para a Ucrânia após acordo entre Putin e Kim

As declarações de Seul surgem depois da Coreia do Norte e a Rússia terem assinado um pacto, onde se comprometem a defender-se mutuamente em caso de guerra.

Coreia do Sul pode vir a enviar armas para a Ucrânia após acordo entre Putin e Kim
Jason Hosking/GettyImages

A Coreia do Sul disse esta quinta-feira que vai rever a possibilidade de fornecer armas à Ucrânia, noticiou a agência Yonhap, citando um funcionário do Governo.

Estas declarações surgem depois da Coreia do Norte e a Rússia terem assinado um pacto, onde se comprometem a defender-se mutuamente em caso de guerra.

Numa declaração oficial, também divulgada esta quinta-feira, Seul condenou os acordos de parceria estratégica global assinados pelos dois países e afirmou que estes violam as sanções das Nações Unidas.

"O governo sublinha claramente que qualquer cooperação que ajude direta ou indiretamente a Coreia do Norte a aumentar o seu poder militar constitui uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e está sujeita a monitorização e sanções por parte da comunidade internacional", afirmou o gabinete presidencial em comunicado.

Segundo a Reuters, o gabinete presidencial acrescentou ainda que tal violação iria piorar as relações de Seul com Moscovo.