As Nações Unidas fizeram a maior sondagem de sempre sobre o clima a nível mundial, que revelou que quase 90% da população global quer que os governos tomem medidas mais eficazes para combater as alterações climáticas.
A maior parte das pessoas que vive nos países que são os maiores produtores de combustíveis fósseis é a favor de uma transição rápida para formas de energia mais sustentáveis e 86% da população mundial quer que os governos tomem medidas para travar os efeitos das alterações climáticas.
A maior sondagem de sempre sobre o clima em todo o mundo, realizado pela Organização das Nações Unidas, revela que mais de 75 mil pessoas, em quase 80 países, responderam afirmativamente quanto à urgência de uma mudança imediata no combate às alterações climáticas. Exigem ainda que os políticos se juntem, ultrapassem as diferenças e atuem rapidamente.
O estudo mostra que, nos 20 países que mais poluem, os que lideram as tabelas de emissões de gases para a atmosfera, as opiniões públicas são ainda mais a favor de medidas urgentes: 66% nos Estados Unidos da América e na Rússia, mais de 70% na China e na Índia e quase 90% no Brasil e no Irão. É ainda possível perceber que as mulheres estão ainda mais preocupadas do que os homens.
Segundo as Nações Unidas, esta sondagem mostra também que mais de metade de toda a população mundial pensa, quase todos os dias, nos problemas provocados pelas alterações climáticas, mesmo nos países mais pobres ou em vias de desenvolvimento.