Mundo

Reportagem Sky News

Um negócio "descarado" de tráfico de pessoas: quem são e como chegam ao Reino Unido

A reportagem é da Sky News, estação parceira da SIC, que mostra um negócio descarado de tráfico de pessoas. Começa com um telefonema para um agente que anuncia abertamente na Internet viagens para o Reino Unido.

Loading...

Uma em cada cinco pessoas que tenta chegar ao Reino Unido através do Canal da Mancha é vietnamita. Entram na Europa com vistos de trabalho e acabam por fazer a travessia de forma ilegal. A reportagem é da Sky News, estação parceira da SIC.

Nestes campos, alguns carregam um sofrimento oculto. Segredos de exploração e perda. No Vietname, há uma realidade sombria de um extenso comércio de carga humana.

A grande maioria dos que fazem a perigosa viagem para o Reino Unido vem do centro-norte do Vietname.

A Sky News esteve em Do Tan, uma comuna de cultivo de arroz, tocada pela tragédia. É o lar de algumas das 39 vítimas vietnamitas sufocadas até à morte, encontrados na parte de trás de um camião em Essex há quase cinco anos.

Entre eles estava Le Van Ha, de 32 anos. A sua família pagou mais de 30 000 libras para essa viagem fatal e ainda estão a pagar os empréstimos.

Essa viagem pode ser perigosa e fatal e, no entanto, não é no risco que se concentram.

Há cartazes espalhados por todo o lado a anunciar uma oportunidade de estudar e trabalhar na Europa.

A Sky News mostra um negócio descarado de tráfico de pessoas, que começa com um telefonema para um agente que anuncia abertamente na Internet viagens para o Reino Unido.

Demora-se três meses a chegar ao Reino Unido. Esperar por um visto na Hungria demora uns dois meses.

Num encontro com um agente, este rapidamente revela imagens de mais de 20 homens e mulheres vietnamitas acampados numa floresta. Também mostra o tipo de barco onde levam as pessoas de França para o Reino Unido, a que chama de canoa.

Estes agentes são muitas vezes o início de um ciclo em espiral de empréstimos e dívidas.