Mundo

Análise

“As forças de Israel também têm os seus limites”

Na análise à atualidade internacional, Pedro Cordeiro destaca a possível escalada da guerra entre Israel e o Hezbollah, as pressões internacionais e os combates em Gaza.

Loading...

Apesar dos apelos internacionais, pode estar iminente uma escalada da guerra entre Israel e o Hezbollah. Israel anunciou que serão enviadas mais forças para a fronteira a norte com o Líbano, numa altura em que é reduzia a intensidade em Gaza.

O editor de Internacional o Expresso, Pedro Cordeiro, fala sobre os apelos internacionais para que o Líbano não se transforme numa “nova Gaza”, mas reconhece que estes pedidos “não costumam ter grande eco” junto do Governo de Benjamin Netanyahu.

“É um governo que ouve muito pouco os apelos externos. Talvez seja às vezes um pouco pressionável pelos Estados Unidos da América, mas pouco mais”, afirma na SIC Notícias.

Ainda assim, destaca que as forças de Israel “também têm os seus limites”: “Para abrirem uma nova frente a norte têm de reduzir a intensidade a sul, onde se encontra a Faixa de Gaza.”

Pedro Cordeiro considera que os Estados Unidos “não têm interesse nenhum” em ver Israel abrir novas frentes ou que a instabilidade aumente naquela zona.

Na SIC Notícias, fala ainda sobre as divergências internas e a posição frágil em que está Netanyahu.