Mundo

ONU alerta para aumento do consumo de droga: são quase 300 milhões de consumidores em todo o mundo

No Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para aumento do uso de estupefacientes e os impactos globais. Em apenas 10 anos houve um aumento de 20% no número de consumidores, Atualmente são quase 300 milhões de pessoas que consomem drogas em todo o mundo.

Loading...

Segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU) existem cerca de 292 milhões de pessoas em todo mundo que consomem droga - um aumento de 20% em apenas 10 anos. Esta quarta-feira celebra-se o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

Quais as drogas mais consumidas em todo o mundo?

A cannabis continua a ser a substância mais usada com cerca de 228 milhões de consumidores. Seguem-se os opioides com 60 milhões. Estima-se, ainda, que as anfetaminas tenham 30 milhões de consumidores, a cocaína 23 milhões e o ecstasy 20 milhões em todo o mundo.

O fornecimento recorde de drogas e as redes de tráfico cada vez mais globais acentuam as crises globais.

Relatório da ONU revela dados preocupantes e Portugal também faz parte da lista

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta, ainda, que embora cerca de 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de transtornos relacionados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 está em tratamento.

Em Portugal, a Polícia Judiciária (PJ) despeja pelo menos quatro vezes ao ano o cofre onde guarda as drogas apreendidas. Só esta quarta feira foram levados para os fornos da ValorSul cerca de sete toneladas de cocaína e heroína.

As grandes quantidades de estupefacientes chegam por via marítima. Não apenas para consumo em Portugal, mas sobretudo para seguirem para outros países da Europa.