Mundo

Videovigilância capta início repentino do fogo numa fábrica de baterias de lítio sul-coreana

O incêndio que causou a morte de 23 trabalhadores começou numa caixa de baterias de lítio e deu origem a várias explosões. Os funcionários no local ainda tentaram, em vão, combater as chamas.

Loading...

O fogo na fábrica de baterias de lítio em Hwaseong, 45 quilómetros a sul de Seul, provocou a morte de 23 trabalhadores, principalmente estrangeiros, incluindo cidadãos chineses e do Laos. Este foi o mais recente acidente industrial na Coreia do Sul, onde dezenas de trabalhadores industriais perdem a vida em acidentes de trabalho todos os anos, apesar dos repetidos apelos para melhorar a segurança no local de trabalho.

Imagens de videovigilância divulgadas pelos media locais e confirmadas pela agência Reuters, mostram o momento de ignição do incêndio na fábrica de baterias de lítio, em

O vídeo mostra o momento repentino em que uma pilha de baterias se acende, depois surge fumo branco e de seguida sucedem-se várias explosões. Os trabalhadores ainda tentam conter as chamas com extintores, mas sem qualquer resultado, e em poucos segundos a sala da fábrica fica cheia de fumo e chamas propagam-se.

Autoridades investigam causas do grave acidente no setor químico

O incêndio na fábrica da empresa sul-coreana de baterias Aricell começou na segunda-feira, numa altura em que 102 pessoas estavam a trabalhar no local.

De acordo com um responsável dos bombeiros, Kim Jin-young, uma testemunha disse às autoridades que o incêndio começou depois de as baterias terem explodido quando os trabalhadores as estavam a examinar antes de serem embaladas.

O Governo da Coreia do Sul prometeu que uma equipa conjunta de bombeiros, polícia e autoridades vai iniciar uma investigação no local para determinar a causa do acidente.

O Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, visitou o complexo industrial na segunda-feira para oferecer as condolências aos familiares das vítimas daquele que já é considerado provavelmente o pior acidente no setor químico da história do país.