Pelo menos seis pessoas morreram e outras seis ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um comboio e um autocarro na Eslováquia, de acordo com o The Guardian e a BBC, citando autoridades locais. A colisão terá ocorrido num cruzamento ferroviário protegido por barreiras e equipado com sinalização luminosa.
A bordo do comboio, que fazia a ligação entre Praga, capital da Chéquia, e Budapeste, capital da Hungria, seguiam cerca de 200 passageiros. No momento da colisão pelo menos nove pessoas estavam no interior do autocarro, avança a BBC. De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu pouco depois das 17:00, hora local, perto de Nové Zámky, a 110 km de Bratislava.
A ZSSK, empresa que opera as linhas ferroviárias eslovacas, informou que os passageiros retidos foram transportados em autocarros para a cidade de Štúrovo, na fronteira húngara.
O porta-voz das autoridades de resgate, Petra Klimesova, alertou para a possibilidade do número de vítimas mortais poder vir a aumentar.
“Temo que o número de pessoas mortas neste acidente possa aumentar”, afirmou o porta-voz à AFP, citado pelo The Guardian.
Vídeos mostram uma parte do comboio em chamas. A porta-voz dos caminhos-de-ferro, Vladimira Bahylova, disse à AFP que o maquinista "sofreu queimaduras porque o comboio se incendiou".
A principal via ferroviária que liga Bratislava, capital da Eslováquia, a Budapeste foi encerrada até nova ordem.
O presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini, que está em Bruxelas para participar numa cimeira de líderes da União Europeia, já deixou uma mensagem.
"Desejo aos feridos uma rápida recuperação e agradeço aos médicos e às equipas de socorro pelo trabalho", disse, acrescentado que espera que se evitem "catástrofes" semelhantes no futuro.
[Última atualização às 22h50]

