O Presidente norte-americano Joe Biden e o candidato Donald Trump vão a debate esta quinta-feira para o primeiro frente a frente para as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Na opinião de Germano Almeida, este debate, que se realiza com novas regras, tem maior relevância para Joe Biden.
“Antes de mais, é um pouco esquisito porque os debates costumam ser a um mês, um mês e tal das eleições e este excecionalmente é a 130 dias das eleições", começa por referir.
O primeiro debate entre os dois candidatos realiza-se hoje, na CNN, o segundo terá lugar em setembro, na ABC.
Para Germano Almeida “é um momento muito importante para Joe Biden, que vai a exame porque uma boa parte dos democratas continuam com reservas e desconfiados sobre a idade avançada de Joe Biden e se é prudente ele tentar um segundo mandato, e Biden tem aqui hoje à noite a oportunidade de mostrar que está em condições”.
“É fundamental Biden não ter grandes gafes, não fazer respostas vagas e evasivas e, sobretudo, não ter aqueles momentos que às vezes vimos nele de algum desligamento, porque isso depois é extraído em vídeos de microssegundos e é brutal porque hoje em dia muita gente não tem paciência de ver 90 minutos e vai só ver isso”, realça o comentador da SIC.
O primeiro debate realizado há quatro anos entre Trump e Biden foi marcado por constantes interrupções. Para que isso não volte a acontecer, no frente a frente desta quinta-feira vai estar ligado um microfone de cada vez, para que não haja interrupções.
Não haverá público ao vivo e os interlocutores só podem ter uma folha em branco, uma caneta e um copo de água.
“Isto é um desafio porque se Biden fizer um grande debate, é uma prova, porque não há assessores, não há ajudas, nos intervalos não podem falar com os assessores e, portanto, vai ser um debate interessante nessa perspetiva de se perceber quem é quem e o que é que vale”.
"Se Trump tiver uma falha, para o seu eleitorado isso não é problema nenhum, por isso é que eu digo, quem vai a exame é Biden e não Trump", sublinha Germano Almeida.
O debate entre Biden e Trump terá acompanhamento em direto no site e na antena da SIC Notícias.