Mundo

Análise

Joe Biden não deve desistir porque "é o melhor candidato contra Donald Trump"

Jornais de referência, como o New York Times, apelam a que o candidato democrata Joe Biden desista da candidatura à Casa Branca. Kamala Harris, Barack Obama e Hillary Clinton reforçam o apoio a Biden, já Donald Trump intensifica os ataques, acusando o adversário de ser “o presidente mais corrupto de sempre”.

Joe Biden não deve desistir porque "é o melhor candidato contra Donald Trump"
Allison Joyce

Do New York Times, ao Wall Street Journal, passando pelo The Economist e pelo Washington Post, o apelo é o mesmo: Biden deve retirar a candidatura à Casa Branca. Opinião diferente tem o comentador SIC, Germano Almeida, e explica porquê.

Nos editoriais, publicados nos sites dos jornais de referência, é posta em causa a capacidade de o Presidente norte-americano cumprir mais quatro anos de mandato. Questão suscitada, sobretudo, depois das fragilidades que Joe Biden manifestou no debate com Donald Trump.

O conselho editorial do New York Times considera mesmo que Biden deve dar lugar a outro candidato democrata, para evitar a possibilidade de um segundo mandato de Trump na Casa Branca por considerar que o ex-Presidente “é um perigo para a democracia nos EUA”. O mesmo cenário é traçado pelo Washington Post.

Loading...

Apesar de considerar que a prestação do candidato democrata no frente-a-frente com Trump foi “desastrosa”, o comentador SIC Germano Almeida defende que Biden deve manter-se na corrida.

“A discussão está lançada e só esse facto é um grande problema para as hipóteses de Biden. O debate correu muitíssimo mal, era uma oportunidade para Biden ultrapassar a questão da idade mas não só perdeu essa oportunidade como a agravou. (…) Há muitas opiniões ao nível da imprensa de referência, de alguns democratas, mas na minha opinião acho que nesta altura a questão [de sair da corrida] não se deve colocar (…), parece estranho o que está a acontecer mas Joe Biden não é candidato por favor mas sim porque é o melhor candidato contra Donald Trump, as sondagens assim o dizem. Qualquer outro democrata estaria mais atrás do que Trump”, sustentou o comentador Germano Almeida.

Uma opinião partilhada com Kamala Harris, o antigo Presidente Barack Obama e Hillary Clinton.

Quanto ao possível impacto futuro da má prestação de Biden no debate, o comentador SIC não acredita que faça o candidato democrata cair nas sondagens.

“Acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água. Vamos ver as próximas sondagens, pode haver uma ligeira descida de Biden mas não acho que vá dar um trambolhão. (…) Trump aumenta o favoritismo depois deste debate mau de Biden mas ainda falta muito”, diz Germano Almeida.

O debate entre Joe Biden e Donald Trump provocou um sobressalto político entre os democratas devido ao mau desempenho de Biden, com muitos analistas tradicionalmente alinhados com este partido a apelarem à substituição do candidato nas eleições de 5 de novembro.

No pós-debate, Joe Biden admitiu que já não fala nem debate "tão bem como antes", mas garantiu que está apto para mais quatro anos de mandato: "Dou-lhes a minha palavra. Não concorreria novamente se não acreditasse, com todo o meu coração e toda a minha alma, que posso fazer este trabalho", disse o Presidente dos EUA num comício em Raleigh, na Carolina do Norte - um estado que quer "vencer".