Mundo

Viktor Órban (e companhia) quer formar um novo grupo parlamentar europeu

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, fez o anúncio este domingo: quer formar um novo grupo parlamentar europeu. Recorde-se, que a Hungria vai assumir, a partir de segunda-feira e até final de dezembro, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

Loading...

O Partido da Liberdade (FPà) de extrema-direita da Áustria, o Fidesz, do primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, e o partido populista checo ANO, liderado por Andrej Babis, estão a formar uma nova aliança política - Patriotas da Europa - e a convidar outros a juntarem-se a eles.

O anúncio foi feito este domingo, numa declaração aos meios de comunicação social que está a ser citada pelas agências internacionais, em que estiveram presentes os três líderes europeus. O objetivo deste novo partido, disse Órban, é lutar contra as lideranças e as instituições europeias que não compreenderam o desejo dos eleitores nas últimas eleições.

"Vamos formar uma nova força política, que será em breve a maior formação de direita no Parlamento Europeu", declarou Órban na conferência de imprensa conjunta com o checo Andrej Babis e o austríaco Herbert Kickl.

Porém, para formar um novo grupo político no Parlamento Europeu são necessários partidos de um quarto dos 27 Estados-membros.

Este anúncio acontece na véspera de a Hungria suceder à Bélgica na presidência rotativa do Conselho. “Tornar a Europa Grande de Novo” é o mote desta presidência europeia rotativa, semelhante ao ‘slogan’ e movimento político norte-americano popularizado por Donald Trump durante a campanha presidencial de 2016.

Esta escolha surge a poucos meses das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro, e quando o primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, tem conhecidas boas relações com Donald Trump, que pode voltar a ser Presidente dos Estados Unidos.

Porém, o governo húngaro já veio rejeitar qualquer semelhança, falando antes na “ideia de que a Europa é capaz de se tornar um ator global”, no âmbito desta “presidência ativa” da Hungria.

O logótipo escolhido contém um cubo de rubik com as cores da UE (azul e amarelo, das estrelas da bandeira) e da bandeira húngara (vermelho, branco e verde).

Depois da Hungria, será a Polónia a ocupar a presidência semestral da UE no primeiro semestre de 2025, seguindo-se a Dinamarca na segunda metade desse ano.