Mundo

"Estamos a lutar contra o tempo": incêndios sem dar tréguas na Grécia

Desde o fim de semana que o calor e o vento estão a causar dezenas de incêndios florestais em várias regiões da Grécia. As áreas montanhosas, de norte a sul da capital Atenas, estão a ser as mais afetadas.

Loading...

Com o calor extremo e o vento a ultrapassar os 100km por hora, as chamas continuam a crescer. Apoiados por meios aéreos, dezenas de bombeiros estão, desde sábado, a combater os incêndios florestais em várias regiões da Grécia.

"Neste momento, estamos a lutar contra o tempo, no fundo. Estamos a tentar controlá-lo antes do anoitecer, porque neste momento temos a ajuda do combate aéreo", diz Nikolas Kokkalas da proteção civil grega.

As áreas montanhosas, de norte a sul da capital grega, estão a ser as mais afetadas. Para além de Atenas, há ainda uma ilha no Mar Egeu onde as chamas danificaram várias casas. As autoridades dizem que estão a ser enviados reforços de todas as partes do país e apelam a que as pessoas se mantenham afastadas das áreas florestais nos próximos dias.

"O que mais nos preocupa no municio de Dionísio é que um fenómeno tão forte de incêndios, de tão grande dimensão, tenha começado tão cedo", explica Nikolas Kokkalas.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro grego alertou que vai ser um verão muito complicado. O país enfrentou o inverno mais quente já registado na história. No ano passado, pelo menos 21 pessoas morreram por causa dos incêndios, no norte do país.