O líder do partido Liberal Democrata do Reino Unido, Ed Davey, tem marcado a campanha eleitoral com acrobacias extravagantes, como um "bungee jump" num campo de futebol no sul da Inglaterra, esta segunda-feira, a poucos dias das eleições no Reino Unido.
"Vote no Liberal Democrata! Faz algo que nunca fizeste antes... Arrisca-te, mergulha, tu sabes o que queres", gritou Davey durante o salto e nos momentos seguintes em que ficou em suspensão.
O Reino Unido vota nas eleições gerais na quinta-feira (4 de julho), nas quais tudo indica que o Partido Conservador esteja prestes a ser expulso do cargo após 14 anos turbulentos, marcados pela votação para deixar a União Europeia em 2016 e pela crise do custo de vida que se seguiu à pandemia de covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia.
As sondagens têm consistentemente dado ao Partido Trabalhista, de centro-esquerda, de Keir Starmer, uma vantagem de cerca de 20 pontos, com os Liberais Democratas, de centro, a terem um papel adicional no apoio ao Partido Conservador, além da extrema-direita reformista.