Diz-se que 'o lixo de uns é o tesouro de outros'. Nas Filipinas pode não dar para enriquecer mas limpar as praias já ajuda a compor a despensa. Um saco de lixo, seja qual for o peso, vale um quilo de arroz. A iniciativa nasceu em Mabini, uma zona popular para os adeptos do mergulho mas que a cada ano que passa se torna mais poluída.
Um dos organizadores da iniciativa diz que a vida selvagem marinha naquela região está em risco devido ao aumento da poluição provocada por plásticos - palhinhas ou sacos feitos deste material costumam ser encontrados presos, com regularidade, a animais como tartarugas.
Desde outubro de 2022, este projeto permitiu recolher mais de 4300 quilos de lixo e entregar à população local mais de 2600 quilos de arroz. Os elevados preços da comida faz com que a maior parte dos habitantes vivam em condições de pobreza.
Esta iniciativa, explica um dos voluntários do projeto, ajuda também os mais pobres a poupar dinheiro.
A iniciativa é financiada por doações de mecenas individuais e empresas que apoiam a conservação marinha. Segundo um estudo da Universidade de Oxford, as Filipinas são o país que mais lixo deposita nos mares a nível mundial - cerca de 36% de todos os resíduos marinhos do planeta são oriundos deste arquipélago.