Mundo

Agressão sexual denunciada nas festas de San Fermín, em Espanha

As festas de San Fermin, em Pamplona, Espanha, ficam novamente marcadas por crimes sexuais. Até 14 de julho, a cidade, de 200 mil habitantes, mantém os festejos com vigilância redobrada.

Loading...

As festas de San Fermin começaram novamente com a sombra de crimes de violência sexual. Nas primeiras horas, depois da largada de touros e da enchente voltar às ruas de Pamplona, foi registada uma agressão sexual a uma mulher na zona de Casco Viejo.

As autoridades procederam à detenção de quatro suspeitos e estão a investigar outros casos já denunciados. Milhares de pessoas responderam à chamada do movimento feminista e saíram à rua em protesto para condenar os abusos.

Foi ativado o protocolo de resposta cidadã e institucional para garantir maior segurança, resposta criada há oito anos, depois do caso La Manada ter manchado as festividades. Uma violação coletiva a uma jovem de 18 anos, que foi gravada pelos cinco agressores, já condenados a 15 anos de prisão.

As várias autoridades receberam 259 denúncias, desde sábado, e já fizeram 58 detenções por vários crimes, como furtos e tráfico de droga.

A cidade de 200 mil habitantes chega a reunir um milhão de pessoas durante a semana de celebrações para comemorar o santo que dá nome às festas e para cumprirem outros rituais.

Este ano, já há registo de seis feridos durante as famosas largadas de touros. Até 14 de julho, a cidade mantém os festejos com vigilância redobrada.