A coluna de fumo do incêndio que deflagrou em Santa Barbara, na Califórnia, é visível a dezenas de quilómetros. Mais de mil bombeiros combatem as chamas que já consumiram mais de 20 mil hectares. Com apenas 8% do fogo controlado, foram emitidas ordens de retirada para a população das zonas mais afetadas.
As equipas e meios aéreos e terrestres continuam a chegar de toda a Califórnia e de outros estados norte-americanos para ajudar a controlar as chamas.
Este e outros incêndios na Califórnia ocorrem na sequência de uma vaga de calor que trouxe dias de temperaturas muito elevadas, com novos máximos históricos em várias cidades norte-americanas. Em Las Vegas, os termómetros registaram mais de 48 graus esta segunda-feira.
Apesar da perigosa vaga de calor, responsável pela morte de um motociclista, no fim de semana, centenas de turistas visitam, por estes dias, o Parque Nacional do Vale da Morte, no leste da Califórnia, conhecido como um dos locais mais quentes do planeta.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alerta que esta vaga de calor deverá durar alguns dias e poderá afetar 130 milhões de pessoas no país.