Mundo

Análise

"O que vai ser fundamental nesta cimeira da NATO é o reiterar do compromisso de apoio à Ucrânia"

O jornalista da TSF e comentador SIC, Ricardo Alexandre, explica os principais temas e eventuais decisões na cimeira de Washington em que a NATO celebra 75 anos.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Loading...

NATO celebra os seus 75 anos com uma cimeira em Washington que deverá assinalar os grandes desafios recentes da Aliança, bem como identificar os temas que definirão o seu futuro.

"Creio que aquilo que vai ser de fundamental desta cimeira é o reiterar do compromisso de apoio à Ucrânia, o compromisso financeiro de mais 40.000 milhões em ajuda militar, a NATO assumir de alguma forma o controlo do material que é enviado à Ucrânia (...) a NATO vai tentar articular melhor essa ajuda. Há também claramente um olhar para as ameaças para os desafios que a China coloca a NATO no Pacífico".

Zelensky poderá querer fazer alguma pressão para a adesão da Ucrânia à NATO, mas para já é algo que está fora de questão, os responsáveis da Aliança Atlântica já o fizeram saber.

"Não é enquanto a Ucrânia está em guerra, está sob invasão das forças russas, que vai sair da NATO um convite formal para a Ucrânia aderir à Aliança Atlântica não é ainda nesta cimeira".

Um dos presentes na Cimeira da NATO será o primeiro-ministro da Hungria que se tem desdobrado no que diz ser "missões de paz 3.0".

"Viktor Orban é bastante criticado pelos vários parceiros europeus e pelos responsáveis da das instituições internacionais, seja da União Europeia, seja da NATO. Dizem que não está mandatado para tomar as iniciativas que está a tomar".