No discurso de encerramento da Cimeira da NATO, em Washington, Joe Biden cometeu gafes e trocou nomes, o que aumentou as preocupações com o seu estado de saúde e a capacidade de continuar na corrida à Casa Branca.
Germano Almeida salienta que "quem viu o debate [com Trump] e quem viu a conferência de imprensa, percebe que foi um Biden muitíssimo melhor na capacidade de mostrar e de passar mensagens sobre os trunfos da sua Presidência, a questão internacional onde é bastante forte".
"Foi de facto muito comprometedor que tenha trocado o nome de Putin com o de Zelensky, que tenha dito 'escolhi o vice-presidente Trump' [em vez de] dizer a vice-presidente Kamala, porque segundos antes tinha tinha falado no nome Trump. Mas se olharmos para o resto da frase, o que disse, fez todo o sentido: 'porque sei que ela está qualificada' - até disse ela - 'para me suceder e para ser vice-presidente'".
No debate de Atlanta, o que foi dramático é que a forma foi de tal modo desastrada que comprometeu a passagem do conteúdo. Não foi o caso de ontem.
Campanha, doadores e convenção democrata
A questão dos patrocinadores da campanha pode ditar que os democratas forcem a destituição.
"A campanha de Biden está em modo caos. Por estes dias, o que se está a discutir é se ele vai ou não até ao fim".
Falta um mês e uma semana para a Convenção Democrata. Biden obteve 95% dos delegados na Convenção e na verdade, só ele poderá abdicar deles. Neste momento há 14 congressistas democratas que defendem a sua desistência, num total de 230 e tal entre congressistas e senadores. Só 2 senadores, Michael Bennet, do Colorado, e Peter Welch, de Vermont, mas é significativo porque, de facto, eram grandes aliados do Presidente.
"A questão do artigo de de George Clooney é relevante. George Clooney, além de ser uma das mais conhecidas estrelas de Hollywood, é um amigo do Presidente, é um grande doador para a campanha".
A Convenção é em agosto e as eleições são em novembro.
"Se Biden abdicar, não há tempo para mais que não seja apoiar Kamala pela questão institucional, é a sua número 2 é a vice-presidente, já foi escrutinada, já foi candidata e pode herdar a administração".
Cimeira da NATO em Washington
"A cimeira correu bem à Ucrânia, na perspetiva em que a Ucrânia já sabia que não ia ser convidada nesta cimeira para entrar, mas chegou mais longe possível ao obter na declaração final a palavra irreversível: caminho irreversível para a entrada na NATO".