A Ryanair anunciou esta sexta-feira que está "a enfrentar perturbações na rede devido a uma interrupção global de informática de um terceiro", após ter sido anunciada uma falha no sistema da Microsoft que está a causar problemas em inúmeras empresas.
"Aconselhamos todos os passageiros a chegarem ao aeroporto pelo menos três horas antes da hora prevista de partida", acrescentou a companhia aérea irlandesa, nos seus canais oficiais.
A Ryanair disse ainda que quem vai viajar esta sexta-feira e ainda não fez o ckeck-in do voo, pode fazê-lo no aeroporto.
Já a Autoridade Britânica de Aviação Civil (CAA) avisou, nas redes sociais, que "uma falha nos sistemas informáticos pode levar a tempos de espera mais longos do que o normal nos aeroportos".
Os anúncios surgem após a gigante tecnológica Microsoft ter anunciado que estava a adotar "medidas de mitigação" depois de uma interrupção ter afetado várias empresas em diferentes países.
Também a gestora aeroportuária ANA, disse que são esperados constrangimentos nos aeroportos portugueses, já que há companhias aéreas e empresas de handling (assistência em terra) afetadas pela falha global.
A informação foi avançada à SIC pela ANA - Aeroportos de Portugal, empresa que gere os aeroportos nacionais.
“O sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”, garantiu a ANA.
A empresa que gere os aeroportos portugueses diz que o impacto da falha informática está a ser avaliado e pede aos passageiros para se informarem sobre o estado do voo antes de se deslocarem para o aeroporto.
Com Lusa