O ator George Clooney, um dos primeiros grandes apoiantes dos democratas a pedir a Joe Biden para que se retirasse da corrida, anunciou esta terça-feira, que apoia Kamala Harris na sua campanha para as eleições presidenciais de 5 de novembro. Mas não esquece Biden, a quem endereça um agradecimento especial.
“O Presidente Biden mostrou o que é uma verdadeira liderança. Mais uma vez, está a salvar a democracia, disse o ator em declarações à CNN, e garantiu que fará "tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar a vice-presidente Harris" na sua campanha.
Há cerca de duas semanas, recorde-se, o ator deu o tiro de partida aos apelos de personalidades de peso a Biden para que desistisse da corrida à Casa Branca.
Clooney, que é também um dos maiores financiadores das campanhas do Partido Democrata, escreveu num artigo publicado no jornal The New York Times – intitulado “Eu adoro o Joe Biden. Mas nós precisamos de um novo candidato” -, que, com Biden, os democratas não ganharão as eleições.
No artigo assinado pelo ator, George Clooney apresentava-se como um “democrata toda a vida” e lembrava que levou a cabo “das maiores angariações de fundos na história do partido”, nas campanhas de Barack Obama, em 2012, Hillary Clinton em 2016 e Joe Biden em 2020.
Mas, prosseguia, o Biden de 2024 já não é o mesmo. Apesar de afirmar que, nos últimos quatro anos enquanto Presidente, Biden tem “vencido muitas das batalhas que tem enfrentado”, Clooney alertava que a atual não pode vencer: “a batalha contra o tempo”.
“É devastador dizer, mas o Joe Biden com quem estive há três semanas, numa angariação de fundos, não era o Joe "big _F-ing_deal" Biden de 2010. Nem sequer era o Joe Biden de 2020. Era o homem que todos testemunhámos no debate”, escreve o ator.
Clooney referia-se ao debate presidencial que opôs o candidato democrata ao candidato do Partido Republicano, o antigo presidente Donald Trump – durante o qual Biden conseguiu completar raciocínios e frases, enquanto falava.
“Isto só tem a ver com idade. Nada mais. Mas não é algo que possa ser revertido”, apontava o ator que agora, após a desistência de Joe Biden, agradece ao Presidente e assegura estar disponível para ajudar a candidata Kamala Harris.