Mundo

Reportagem SKY News

Para se tornar na mulher mais poderosa do mundo, Kamala Harris tem de vencer o preconceito primeiro

A televisão britânica Sky News, parceira internacional da SIC, foi ao bairro da cidade natal da candidata democrata para ouvir as opiniões de quem a conhece desde criança.

Loading...

Kamala Harris está ao lado de Joe Biden há quatro anos e se for eleita, em novembro, fará história, como a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. A dúvida, é se vai ou não ter esse voto dos eleitores.

Harris, aos 59 anos, tem a juventude a seu favor, em comparação ao Trump, de 78 anos. Mas, embora esteja ao lado do homem mais poderoso do mundo, a antiga senador pela Califórnia ainda é desconhecida para alguns norte-americanos.

Num café, em Brentwood, um bairro nobre de Los Angeles, onde Kamala Harris e o marido Doug Emhoff passam a maior parte do tempo, os locais não estão convencidos de que os Estados Unidos estejam prontos para uma presidente mulher, muito menos uma mulher negra.

"Moro em Los Angeles. Existe um grande território entre as costas que eu não conheço e constitui a maioria. Não tenho certeza se a América está pronta para uma presidente mulher e negra", disse Kamila, que chegou aos Estados Unidos quase há 50 anos, vinda do Paquistão.

Apesar das reservas, muitos estão a torcer para que Kamala Harris vence Donald Trump e torne-se na primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

"Não sei se é. Há muita gente estúpida neste país, mas espero que sim. Estou a torcer por isso", afirmou Laura.

Com a desistência de Joe Biden, os republicanos perderam o seu melhor argumento. Para se tornar a primeira mulher Presidente na América, Kamala Harris terá de fazer esquecer os fracassos evidentes de uma Administração com um fraco índice de aprovação, apagando alguns dos preconceitos que estes eleitorado ainda tem.