A companhia ferroviária francesa disse esta sexta-feira que as linhas Atlantique, Nord e Est do comboio de alta velocidade (TGV) foram incendiadas de noite, classificando o ato como um ataque massivo, a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos.
"Vários atos maliciosos simultâneos" afetaram as linhas TGV Atlantique, Nord e Est foram ateados fogos criminosos que danificaram" estruturas das linhas de alta velocidade, explicou o grupo ferroviário num comunicado de imprensa.
Como consequência, a circulação dos comboios de alta velocidade (TGV) nestes três eixos está com muitas "perturbações".
"Estamos a desviar alguns comboios para linhas convencionais, mas teremos de eliminar um grande número deles", indica a companhia ferroviária francesa (SNCF).
A linha sudeste do TGV, no entanto, "não está a ser afetada", esclareceu o grupo.
O grupo indica que as equipas da SNCF Réseau "já estão no local para fazer o diagnóstico e iniciar as reparações", mas advertem que a "situação deverá durar pelo menos todo o fim de semana enquanto decorrem as intervenções.
Este ataque ocorre poucas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, quando muitas pessoas pretendem deslocarem-se para a capital.
"Todos os clientes serão informados por SMS sobre o funcionamento dos seus comboios", disse o grupo à agência de notícias France Press.
A empresa aconselha "todos os viajantes a adiarem a viagem e a não se deslocarem à estação", especificando no seu comunicado que todos os bilhetes podem ser trocados e reembolsados.
Comboios afetados: o que se sabe
Vários comboios que ligam Paris a Londres foram esta sexta-feira cancelados devido à sabotagem contra a rede ferroviária de alta velocidade TGV
Além dos comboios cancelados, "todos os comboios de alta velocidade de e para Paris serão desviados hoje pela linha convencional" e, por isso, circularão a velocidade reduzida, afirma o Eurostar no seu portal oficial, indicando que tal situação "estende a viagem em aproximadamente uma hora e meia".
A ligação entre Paris e Bruxelas também foi afetada pelas perturbações causadas pela sabotagem.
Os funcionários da Eurostar estão "totalmente mobilizados nas estações, nos 'call centers' e a bordo" dos comboios para garantir que os passageiros estão bem "informados", garante a companhia, especificando que os clientes podem cancelar ou modificar o seu bilhete sem custos adicionais.
Ministra do Desporto condena ataque que pretende sabotar os jogos
A ministra do Desporto francesa, Amélie Oudéa-Castera, classificou de sabotagem o "ataque massivo" contra a rede ferroviária e disse que autoridades estão a avaliar o impacto nas deslocações e a garantir o transporte das delegações para os locais de competição.
Amélie Oudéa-Castera condenou aqueles que querem "sabotar" os "Jogos dos Atletas".
"Jogar contra os Jogos é jogar contra a França, contra o seu próprio campo, contra o seu país", disse Amélie Oudéa-Castera, em declarações à televisão BFM, sublinhando que os Jogos Olímpicos 2024 foram "preparados com muito cuidado por várias centenas de milhares de pessoas durante quase 10 anos".
Com Lusa
Visite o Especial Jogos Olímpicos
Paris 2024:
- Guia sobre os Jogos Olímpicos de Paris
- Por que motivo a mascote dos Jogos Olímpicos 2024 é um barrete?
- Vila Olímpica: a "casa" de 15.000 atletas durante os Jogos de Paris
- Dez filmes e séries para entrar no espírito dos Jogos Olímpicos
- De Nova Iorque a Paris: o que é o breaking, a nova modalidade dos Jogos Olímpicos
Portugal nos Jogos Olímpicos:
- As 28 medalhas conquistadas por Portugal em Jogos Olímpicos
- Jogos Olímpicos: a (histórica) lista de atletas portugueses qualificados para Paris 2024
História dos Jogos Olímpicos:
- Jogos Olímpicos: a origem de uma das maiores competições de desporto do mundo
- Nudez, castigos corporais e violência: (algumas) curiosidades sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade
- De Olímpia para o estádio olímpico: a chama que não se apaga
Quizzes: