Mundo

Personalidades dos EUA criticam candidato à vice-presidência por comentários misóginos

Uma polémica entrevista de 2021 tornou-se agora viral após JD Vance ter sido escolhido como companheiro de corrida de Donald Trump para as eleições de novembro. Hillary Clinton foi uma das figuras que reagiu às declarações do senador de Ohio.

Trump e JD Vance durante campanha para as presidenciais.
Trump e JD Vance durante campanha para as presidenciais.
Gaelen Morse

As atrizes Jennifer Aniston e Whoopi Goldberg e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton juntaram-se às vozes críticas do candidato republicano à vice-presidência dos EUA, JD Vance, que em 2021 descreveu um país nas mãos de mulheres solteiras amarguradas.

"Não acredito que isto venha de um potencial vice-presidente dos Estados Unidos", sublinhou Aniston no seu Instagram, onde também publicou uma captura de ecrã do agora candidato presidencial durante a entrevista realizada por Tucker Carlson para a Fox.

A entrevista de 2021 tornou-se agora viral após o senador de Ohio ter sido escolhido como companheiro de corrida de Donald Trump para as eleições de novembro.

"Rezo para que a sua filha tenha a sorte de ter os seus próprios filhos um dia. Espero que ela não tenha de recorrer à fertilização in vitro como segunda opção, porque também se está a tentar tirar-lhe isso", realçou a atriz.

Aniston, que foi casada com Brad Pitt entre 2015-2017 e não tem filhos, tem estado sob constante escrutínio dos 'media' com rumores de gravidez. Quando o seu casamento com Pitt terminou especulou-se que era porque não queria ter filhos.

Em entrevista à Allure em 2023, a atriz revelou que os comentários a magoaram e que a realidade é que fez tratamento de fertilidade para realizar o seu desejo de ser mãe, o que não conseguiu.

JD Vance indicou na entrevista à Fox que os EUA eram governados pelos democratas, a quem se referiu como "um bando de solteironas sem filhos e amantes de gatos, que têm vidas amargas e tomaram decisões miseráveis, por isso querem o resto do país também seja miserável".

O senador colocou a vice-presidente e candidata presidencial Kamala Harris, a congressista Alejandra Ocasio Cortez e o secretário dos Transportes Pete Buttigieg, que é homossexual, neste grupo.

Harris é madrasta de dois adolescentes, casada com o advogado Douglas Emhoff, com quem se casou em 2014.

Hillary e Goldberg também criticaram JD Vance

As declarações misóginas e homofóbicas de Vance na referida entrevista provocaram também reações da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e da atriz Whoopi Goldberg.

Goldberg dirigiu-se a Vance durante o programa The View para lhe dizer que "há pessoas que optaram por não ter filhos por qualquer motivo. Há pessoas que querem ter filhos e não podem. Como se atreve?".

A atriz terminou os seus comentários ao político pedindo-lhe que olhasse para a história para ver que figuras políticas também não tiveram filhos, mas ainda assim tiveram um impacto duradouro na política norte-americana, segundo a revista Entertainment.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton utilizou, por sua vez, um tom sarcástico na sua conta na rede social X para criticar Vance pelos seus comentários: "Que tipo normal e simpático que certamente não odeia que as mulheres tenham liberdade".

Com Lusa