Mundo

Moscovo anuncia a conquista de mais duas aldeias no leste da Ucrânia

No dia que o Kremlin anunciou a tomada da duas aldeias, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky garante no entanto que o país tem força para atingir os objetivos.

Loading...

A Rússia anunciou ter conquistado duas aldeias na Ucrânia, nos arredores de Donetsk. O Ministério da Defesa diz que a região está cada vez mais dominada e que melhoraram a posição tática.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nos últimos dias que tinha tomado o controlo das aldeias, mas o Estado-maior ucraniano não fez qualquer comentário oficial. As aldeias situam-se a cerca de 30 quilómetros a noroeste de Avdiivk, uma cidade de Donetsk que o exército russo conquistou em fevereiro após uma longa batalha.

Essa vitória foi o último grande triunfo do Kremlin na guerra que está agora no seu terceiro ano. O ataque da Rússia, alimentado pela sua grande vantagem em termos de soldados e armamento, obrigou repetidamente os ucranianos a recuarem das posições defensivas para evitarem ser capturados ou mortos.

Zelensky visita norte de Kharkiv

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou esta segunda-feira um posto de comando avançado do Exército em Vovchansk, na região de Kharkiv (nordeste da Ucrânia), alvo de uma ofensiva russa desde 10 de maio.

Há dois meses meses e meio, as forças russas abriram uma nova frente de combate, atacando a região de Kharkiv a partir do norte. As forças de Moscovo estão a tentar controlar a cidade de Vovchansk, que ainda está no centro de combates ferozes e que regista grandes níveis de destruição, de acordo com imagens de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) do exército ucraniano entretanto divulgadas.